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Tendência home office - Para engajar o colaborador também é necessário proporcionar qualidade de vida no trabalho

22/05/2020

O COVID-19 fez com que muitas pessoas tivessem que se adaptar ao home office, trabalho virtual e remoto. Só nos EUA, essa virou a realidade de 62% da população empregada e a XP Inc., uma das maiores instituições financeiras do Brasil, está estudando a possibilidade de manter o home office permanentemente. Essas são duas ilustrações do impacto da pandemia e do isolamento social no mundo dos negócios.

Este cenário é incerto e está evoluindo com o passar dos dias de isolamento social. Com todas as adaptações e mudanças, uma coisa é inevitável: se você deseja criar cultura para a sua organização, terá que se adaptar também.

O desenvolvimento de uma cultura forte e consistente para uma empresa já é desafiador por si só, em circunstâncias "normais". Em tempos de crise e incertezas, é necessário possuir um planejamento para continuar a proporcionar experiências de trabalho únicas e valorosas para seus funcionários, a fim de criar ou manter essa cultura.

Ela é uma construção social, demanda a participação de diversas pessoas para estabelecer normas, práticas e comportamentos com o conceito de "como fazemos as coisas por aqui."

Agora, quando a principal forma de interação para a maioria das organizações mudou completamente, deixando de ser "cara-a-cara", as normas estabelecidas até então foram colocadas em risco.

É preciso, neste momento, reforçar a Cultura da organização estabelecendo um diálogo com os funcionários se você quer garantir que sua organização e seus times fortaleçam a cultura que deseja criar. É preciso lembrá-los dos motivos de fazerem o que fazem.

Por que a organização existe? Qual o propósito do trabalho de cada um? Que impacto esse trabalho tem na comunidade local, no país ou no mundo? Todos devem saber e sentir que seus trabalhos não se resumem a tarefas e metas diárias para que se estabeleça uma cultura forte.

A melhor forma de fazer isso agora é somando mensagens de Esperança, Confiança, Compaixão e Estabilidade à comunicação interna da sua organização. Estabeleça uma narrativa forte e consistente. As histórias podem variar, mas a mensagem deve ser sempre a mesma!

Além disso tudo, não podemos nos esquecer de que a efetividade de um trabalho home office requer equilíbrio na divisão do trabalho! É preciso ter um equilíbrio no que diz respeito à necessidade de trabalho presencial existente em alguns segmentos. Para isso, basta saber dividir o que pode ser feito de forma remota e o que não pode.

Dentre as metas estabelecidas, a qualidade de vida do colaborador deve estar incluída. Se você deseja que seu funcionário tenha um bom desempenho trabalhando em home office, você deve garantir que ele tenha a estrutura necessária! É responsabilidade do empregador proporcionar boas ferramentas de trabalho, tais como internet e aparelhos eletrônicos que supram as necessidades da empresa. Bem-estar no trabalho é igual à qualidade de vida!

Hermenegildo Cavalcanti
Consultor empresarial e fundador da 242 Academia de Negócios