BLOG 242 ACADEMIA DE NEGÓCIOS

Um blog específico para pessoas, equipes e empresas que querem estudar, aprender e se informar sobre desenvolvimento pessoal e empresarial

7 motivos pelos quais um grande colaborador decide sair

02/09/2020

Há poucos dias o mundo do esporte estremeceu com a notícia de que um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos cogitou um comunicado oficial ao Barcelona que queria deixar o Clube. Este jogador fora de serie se chama Lionel Messi.

Esse fato marcante é muito comum em algumas empresas, quando um excelente colaborador a quem a organização investiu em treinamento, desenvolvimento e remuneração em determinado dia decide sair.

Isso nos faz perguntar: O que faz um funcionário muito bem-sucedido em uma empresa, com uma remuneração muito boa, decidir por sair?

Razões pelas quais saem os melhores

Existem muitos fatores que incentivam um craque como Lionel Messi buscar novos ares. Abaixo segue um dos principais motivos:

1. Melhores propostas e / ou projetos econômicos.

Os melhores colaboradores são sempre desejados por outras organizações, que costumam apresentar propostas e projetos atrativos com o intuito de agregá-los às suas equipes, este pode facilmente ser um dos motivos pelos quais craques como Messi decidem mudar de equipe ou organização.

2. Excesso de responsabilidade e / ou sobrecarga de trabalho.

Um erro comum em muitas organizações é sobrecarregar os melhores colaboradores com funções, atividades e responsabilidades. Os colaboradores reconhecem essa sobrecarga de tarefas e tentam fugir, optando por buscar outros rumos.

3. Falta de possibilidades de crescimento.

Algumas organizações apresentam oportunidades limitadas de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional para os melhores funcionários e, diante dessa falta de oportunidades, muitos funcionários seguem caminhos diferentes para continuar crescendo pessoal e profissionalmente.

4. Falta de uma liderança forte.

“Um empregado deixa seu chefe, não sua empresa”. Ter uma liderança ruim é uma das razões que fazem as pessoas deixarem seus empregos. Neste mundo dinâmico, no qual fazemos parte, se o líder não forma ou incentiva sua equipe da maneira adequada é possível que constantemente tenha que cobrir seus postos de trabalho a curto prazo.

5. Pouca disponibilidade de recursos e/ou equipe de trabalho.

Grandes colaboradores costumam conseguir grandes realizações para a organização, porém, sabem muito bem que tais conquistas dependem de uma equipe de trabalho capacitada e motivada. Além da equipe, eles demandam recursos de apoio como ferramentas, ambiente propício e orientação da alta gerência para alcançar melhores resultados. Quando a disponibilidade de recursos é limitada, os melhores colaboradores veem frustrada a possibilidade de atingir grandes objetivos e propósitos.

6. Planos e projetos mais ambiciosos.

Grandes colaboradores valorizam desafios e anseiam por grandes resultados. Se eles não forem apoiados por projetos nessa direção, veem seu potencial frustrado. E buscam mais cedo ou mais tarde trilhar caminhos diferentes.

7. Falta de Reconhecimento.

Por fim, os grandes colaboradores não valorizam apenas a compensação financeira, mas também o reconhecimento emocional, portanto, apreciam fazer parte de ambientes de trabalho em que eles sejam apreciados, valorizados, ouvidos e, acima de tudo, respeitados.